NOVA DATA 14 A 16 DE MAIO 2021 - PELOTAS RS

16/05 - NOVO PRESIDENTE DA FEDERARROZ É ELEITO ENQUANTO VISITA A EXPOARROZ

n/d

 

As eleições da Federarroz (Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul) aconteceram na última quarta-feira (15). O pleito teve chapa única e elegeu como presidente para os próximos três anos o atual vice, Alexandre Velho, e como vice Roberto Ghigino. A principal pauta de Alexandre é buscar uma agenda estrutural para o arroz, de forma que sejam encontradas soluções para o alto custo da lavoura e a alta carga tributária para os produtores. Além disso, o presidente eleito se compromete a buscar recursos para irrigação e armazenagem e juros menores para os financiamentos, visando diminuir o endividamento dos produtores.

 

A busca por novos mercados também é um dos objetivos de Alexandre Velho, que considera importante a recente notícia da abertura do mercado mexicano para o arroz beneficiado, e futuramente para o arroz em casca. “O México é um grande mercado, ele importa pelo menos 800 mil toneladas de arroz por ano, é uma perspectiva de bons negócios”, afirmou Alexandre. Dentro da agenda de mercados em potencial também está a Guatemala e o Panamá. “Além do México nós também pedimos os requisitos fitossanitários do Panamá, que é um importante mercado, porque ele é uma via de acesso a diversos países próximos, e também da Guatemala”, destacou Alexandre.

 

A eleição aconteceu enquanto Alexandre Velho participava da Expoarroz, evento que considera importante para a Federarroz, além de considerar a cidade de Pelotas um importante polo industrial para a Abertura Oficial da Colheita do Arroz. “Nós trouxemos para Pelotas a Abertura da Colheita no ano passado e já temos a confirmação de manter aqui o evento no próximo ano, que será de 12 a 14 de fevereiro”, afirmou Alexandre, que pretende manter o evento na cidade de Pelotas também pelos próximos anos.

 

FALE CONOSCO