NOVA DATA 14 A 16 DE MAIO 2021 - PELOTAS RS

RODADA DE NEGÓCIOS ATRAI EMPRESAS ESTRANGEIRAS COM EXPECTATIVA DE US$ 7,8 MILHÕES

n/dNo segundo e último dia da Rodada de Negócios os representantes das empresas estrangeiras tiveram contato com empresas vinculadas a Brazilian Rice sem estande na Expoarroz 2015. Esse encontro ocorreu no estande do Projeto Comprador, com o auxilio de tradutores. Abaixo algumas declarações dos participantes estrangeiros sobre a Rodada de Negócios e sobre a expoarroz 2015.

Segundo Anthony Patwary, managing partner da Alliance Commodities, da Suiça, a Expoarroz é uma ótima oportunidade para negócios. “Vim buscando fechar negócios, para comprar e revender na Africa. Fiquei sabendo da existência da Expoarroz em um evento em Paris. Está sendo uma ótima oportunidade para conhecer empresas brasileiras que exportam. Não sabíamos da exportação brasileira de arroz antes disso”, relatou.

Juan Carlos Sandoval veio da Costa Rica, representando a empresa La Maquila Lama.”É minha primeira vez na Expoarroz. Vim buscando distribuidores de arroz branco e parbolizado. O evento é muito interessante e está muito organizado, com muitas empresas grandes”, afirmou.

Representando a Phoenix Commodities Pvt Ltd, Larry Soobramoney veio da África do Sul para a Expoarroz 2015. “Nos exportamos arroz do Brasil, quando o preço é competitivo, para a África do Sul e Senegal. O arroz brasileiro é de boa qualidade e com inovações interessantes. O único problema é a competitividade: o preço mundial é baixo então é necessário negociar bem”, afirmou. Soobramoney também comentou sobre  a interação social que ocorre durante eventos como a Expoarroz. “No mercado de arroz temos vários encontros parecidos com esse em todo o mundo. Nesses eventos encontramos as pessoas que trabalham na área, conversamos, trocamos ideias, é uma boa forma de interagir e fazer amizades que podem gerar negócios no futuro. É um modelo que funciona e a Expoarroz, em especial, está muito bem organizada”, ressaltou.

Estão representados por empresas: África do Sul, Estados Unidos, Granada, Jordânia, Panamá, Costa Rica, Chile e Suiça, entre outros. Tradutores estão a disposição das empresas facilitando a comunicação nas negociações com as indústrias e cooperativas associadas ao Brazilian Rice.

André Anele, Coordenador do Projeto Brazilian Rice, considera que esta foi uma edição muito bem sucedida. ”Acredito que esta edição da Rodada de Negócios tenha sido melhor do que a edição anterior em dois quesitos: na qualidade das empresas visitantes e na evolução das indústrias interessadas em negociar”, afirma. “A cada ano as indústrias evoluem, o que beneficia diretamente as exportações do arroz brasileiro”, destaca.

n/dConcluída ao final da tarde de hoje, a Rodada de Negócios teve um total de 160 encontros em seus 2 dias de evento. “Existe a expectativa de cerca de 7,8 milhões de dólares em negócios, um valor expressivo que é fruto da vontade das empresas de fora em conhecer o produto brasileiro e também da qualificação da produção brasileira. Iniciativas como essa precisam ser valorizadas justamente por aproximar essas empresas, favorecendo a exportação do arroz produzido na região”.

O Projeto Comprador realiza a 5ª Rodada de Negócios Internacional, dentro do Projeto Setorial Brazilian Rice, que visa promover a exportação do arroz brasileiro. O projeto é uma promoção da Associação Brasileira das Industrias de Arroz (Abiarroz) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), com o apoio da Estima Mercados.

Fonte: Reverso Comunicação Integrada

FALE CONOSCO