NOVA DATA 14 A 16 DE MAIO 2021 - PELOTAS RS

DEPUTADO PALADINI PARTICIPA DA EXPOARROZ 2015

n/dO deputado estadual Catarina Paladini, foi uma das autoridades que prestigiaram o primeiro dia da Expoarroz 2015, nesta terça-feira (05). O parlamentar acompanhou o segundo painel do Fórum Internacional: O Arroz na Segurança Alimentar,  nos pavilhões do Centro de Eventos de Pelotas/RS.
Para Paladini, que representou a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a realização da quarta edição da Expoarroz oportuniza a união das representações do setor em momento crucial da economia, “oportunizando ambiente de debate no qual os agentes produtivos da Zona Sul e da região podem externar seus problemas e demandas”.  O deputado recordou o papel desempenhado pela cultura orizícola nos anos 1970 e 1980 como elemento desencadeador do desenvolvimento do Estado, com papel de protagonista na economia regional. “ Hoje  vivemos a dinâmica da invasão da cultura do soja, tendo em vista a importância no mercado de commodities. Isto está fragilizando o setor arrozeiro”, lamentou. Além da concorrência de mercados, a produção de arroz também sofre com a competição do mercado dos países vizinhos, como o Uruguai e a Argentina.

Paladini defende a adoção de políticas de proteção à cadeia produtiva, tanto no plantio e produção, como nas estratégias de armazenagem e comercialização. “Precisamos dar guarida aos que mantêm a bandeira do arroz. A Expoarroz é um espaço essencial para este debate”, sustentou o parlamentar.

FALE CONOSCO