NOVA DATA 14 A 16 DE MAIO 2021 - PELOTAS RS

EXPOARROZ PRESTIGIOU DIA DO ARROZ, NA EXPOINTER

Uma representação da Expoarroz 2015 participou, no dia 1º de setembro, da Expointer 2014, a maior feira do agronegócio da América Latina, em Esteio/RS. O objetivo foi prestigiar o Dia do Arroz, que contou com diversas atividades, entre elas o Seminário que ocorreu durante todo o dia na Casa RBS, promovido pelo Irga – Instituto Rio-Grandense do Arroz e o Canal Rural, com transmissão ao vivo.  A Expoarroz acontece de 5 a 8 de setembro de 2015, em Pelota/RS.

As novidades da 4ª edição da feira foram apresentadas ao público no período da tarde, ocasião em que foi assinado um protocolo de intenções da Expoarroz com o Irga, com a presença do Presidente do Instituto, Claudio Pereira, que destacou a importância do evento para o setor, por envolver toda a cadeia produtiva e incentivar a internacionalização do produto gaúcho e brasileiro.

Ao longo do dia, Fernando Estima, organizador do evento, e Rubens Silveira, Diretor Técnico da Expoarroz, visitaram todos os veículos de comunicação presentes na Expointer, onde divulgaram informações sobre a feira e sobre a safra de 2014/15. Também foram realizadas reuniões com as direções de empresas e entidades presentes.

Para Estima, a presença na Expointer foi muito importante para a promoção da feira. “É um evento estratégico em que é possível encontrar o setor do agronegócio com um todo e fortalece a característica internacional da Expoarroz, cada vez mais presente na feira por meio de debates, rodadas, empresas e incentivo a exportação”, destacou.

“Hoje exportamos 20% da safra gaúcha e temos que ampliar para dar sustentação de preço ao mercado. Temos uma lavoura consolidada de 1 milhão e 100 mil hectares e tenho a expectativa de que teremos uma safra cheia em termos de área plantada, já em termos de produtividade vai depender do fenômeno El nino, no final de ano. Se tivermos muitas chuvas até novembro, pode prejudicar o plantio”, avaliou Rubens Silveira, Diretor Técnico da feira. Para ele, o setor está em bom momento, com boa rentabilidade, embora os custos estejam altos. Mas este é o momento de discutir as questões estruturais do setor, como logística e carga tributária. A expectativa para próxima safra é 8 milhões de toneladas de arroz que devem ser colhidas no RS.

n/dn/dn/dn/dn/dn/dn/dn/dn/d

FALE CONOSCO