NOVA DATA 14 A 16 DE MAIO 2021 - PELOTAS RS

FÓRUM INTERNACIONAL RECEBE PAINÉIS SOBRE TRIBUTAÇÃO E SISTEMA HIDROPORTUÁRIO

n/dO segundo dia da Expoarroz 2017 contou com mais palestras no Fórum Internacional O Arroz e a Segurança Alimentar O primeiro painel teve como temática “O impacto da tributação na competitividade do arroz gaúcho”.

O palestrante foi o advogado tributarista Eduardo Plastina, que explicou sobre os incentivos fiscais e a complexidade da tributação. Segundo ele, a tributação sobre o arroz no Rio Grande do Sul acontece de duas formas: operações com diferimento – quando há termo de acordo – e operações sem diferimento. Plastina ainda esclareceu como acontece essa tributação em outros estados como Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

No segundo painel, “Sistema hidroportuário gaúcho e as perspectivas para a cadeia do arroz”, participaram o diretor técnico da Superintendência do Porto do Rio Grande, Darci Tartari, o diretor da Unidade do Porto de Pelotas, Cláudio Oliveira, o diretor institucional da Sagres Agenciamento Marítimo, Ivan Faria, e o diretor comercial do Tecon Rio Grande René Wlach. Tartari apresentou aos ouvintes um panorama geral do Porto do Rio Grande, que somente nos três primeiros meses do ano já movimentou 270 mil toneladas de arroz, somados o grão com quebrados nos segmentos de carga geral e granel sólido.

De acordo com ele, as obras de modernização do cais do Porto Novo vão possibilitar que navios de maior porte transitem pelo porto. “No nosso contexto o arroz é uma carga extremamente importante”, destacou.

FALE CONOSCO