NOVA DATA 14 A 16 DE MAIO 2021 - PELOTAS RS

EXPORTAÇÕES NA PAUTA DA EXTREMO SUL

n/dAs projeções de safra recorde no território nacional aliadas à iminente saturação do mercado interno não assustam ao presidente da Cooperativa Arrozeira Extremo Sul, Jairton Russo. Ciente das dificuldades para a comercialização do produto no período que se inicia, ele tem na ponta da língua a solução para o problema: exportação.

Segundo Russo, a Extremo Sul já atua no mercado externo, participando de diversos negócios de exportação ocorridos no Rio Grande do Sul, seja em conjunto com os concorrentes, seja próprio, com a marca da empresa. “A exportação faz parte da nossa carteira de negócios mensal, em volume importante”, destaca.

Por diversos motivos naturais, como terras propícias ao cultivo do arroz e a proximidade do Porto do Rio Grande, Russo crê que o sul do Rio Grande do Sul tenha um potencial não explorado como deveria, e que as exportações serão de grande importância para o escoamento da produção nacional.

Seguindo a tendência da crescente necessidade de exportação do arroz, a Expoarroz é apontada por Russo, que também é presidente do Sindicato das Indústrias do Arroz de Pelotas – SINDAPEL, como uma importante oportunidade de abertura de novos mercados. “Nós julgamos de extrema importância a feira na região, que pode se tornar um polo exportador”, salienta.

Com a realização, paralelamente à 2ª Expoarroz, da 3ª Rodada Internacional de Negócios, a qualidade do produto brasileiro poderá ser evidenciada para mercados ainda desconhecidos das empresas nacionais. “Esperamos que a Expoarroz traga clientes diferentes dos que estamos acostumados a trabalhar”, explica Russo, para em seguida completar: “Importante ressaltar o retorno desses clientes internacionais depois de testarem e aprovarem nossos produtos”.

FALE CONOSCO