NOVA DATA 14 A 16 DE MAIO 2021 - PELOTAS RS

EXPOARROZ DEVERÁ SER ELO PARA IMPULSIONAR A EXPORTAÇÃO

Há quase dois meses no comando da Secretária de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi recebeu em seu gabinete a comissão organizadora da Expoarroz 2011. Além da apresentação do evento, que acontece de 10 a 13 de maio deste ano, foram tratados assuntos como a busca por alternativas de tornar o arroz brasileiro mais competitivo no mercado internacional e uma viagem a Brasília, agendada via secretaria do Estado, a fim de dar continuidade as negociações.

Mainardi comentou sobre a sua recente visita ao Uruguai, quando acompanhou o governador Tarso Genro. Disse que o país vizinho está articulado para receber as demandas internacionais e que o Brasil tem todas as condições de entrar neste mercado, basta ter um preço competitivo. “No Uruguai, iniciativas pública e privada viajam juntas para garantir ações de crescimento da exportação de arroz,” apontou.

O secretário admite existirem problemas de custo de produção, mas salienta que já está identificando a situação do arroz no Mercosul, através da Câmara Setorial, para descobrir a tendência para os próximos anos e, a partir daí, trabalhar com as informações e criar mecanismos de competitividade. Ele cita como exemplo o programa Mais Terra, Mais Alimento, do Governo Federal, onde haverá o financiamento de terra, diminuição da carga tributária e os produtores poderão aumentar sua venda em até 50%.

Ele manifestou total apoio a Expoarroz, comprometendo-se no auxílio aos processos que já estão em andamento na capital federal, junto ao Ministério das Relações Exteriores, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) e Organização das Nações Unidas (ONU). “O arroz precisa de um trabalho permanente e a soma desses esforços é que irá repercutir no futuro,” disse Mainardi.

A comitiva pelotense, formada pelo organizador do evento, Fernando Estima e pelo presidente da Associação Rural de Pelotas, Ricardo Vinhas, saiu satisfeita da reunião. “É importante termos esse apoio da Secretaria de Agricultura. Sentimos o secretário extremamente aberto, comprometido com a questão,” avaliou Estima.

Para ele, o apoio do governo brasileiro é fundamental para o arroz produzido aqui estar presente nos principais eventos do segmento do mundo. O arroz merece a mesma atenção que tem a carne e o café na exportação. A Expoarroz é uma forma de apresentar a cadeia produtiva brasileira aos compradores internacionais, finaliza. A viagem a Brasília deve ocorrer no próximo mês.

FALE CONOSCO