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PRODUTORES DE ARROZ CONHECEM A CULTURA DO ARROZ NOS EUA

Missão Contou com a presença de gaúchos que foram em busca de conhecimento

Mais de trinta pessoas, entre produtores rurais, consultores, proprietários de revendas agrícolas, professores e pesquisadores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina voltaram dos Estados Unidos com a bagagem carregada de conhecimento sobre a cultura do arroz. O grupo voltou na última terça-feira (7) e ficaram dez dias em contato com Institutos de pesquisa, universidades, propriedades rurais, revendas e cooperativas do país.

Três estados produtores de arroz foram visitados, Louisiana, Arkansas e Texas. Arkansas produz 50% do arroz dos EUA, enquanto Louisiana produz 30%. Os Estados Unidos ocupa terceiro lugar no ranking dos países que mais exportam arroz no mundo. Quase que a totalidade da produção é exportada, devido ao alto consumo de batata nos chamados fast-food, presente com forte tendência na alimentação americana.

De acordo com o produtor rural, Wilson Ney, que produz arroz na região de Arroio Grande e que estava entre o grupo, o arroz brasileiro equivale em qualidade com o arroz produzido nos Estados Unidos. “Temos um nível de qualidade e produtividade muito semelhante ao dos americanos, o que mostra que nós estamos no caminho certo.”

O arroz vermelho foi um dos principais assuntos das visitas técnicas da programação do RiceSyn, evento idealizado pela Syngenta. “As lavouras americanas têm grande incidência de arroz vermelho, que motiva um intenso trabalho dos centros de pesquisas”, destaca o diretor da Plantécnica Soluções Agrícolas, José Roberto Loi.

Entre todo o conhecimento adquirido no evento uma das coisas que chamaram atenção dos participantes foram: tecnologia de pesquisa avançada, organização dos produtores, qualidade das estradas e logística para escoamento da produção, além da política. “Se alcançarmos a mesma força política e comercial que eles têm, ninguém segura o nosso arroz”, conclui Ney.

No blog do evento (http://www.syngentaricesyn.com.br) é possível acessar todo o conteúdo e opinião dos participantes.

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