14 A 16 DE MAIO - PELOTAS RS

IRGA PARTICIPA DO DIA DO ARROZ NA CASA DESTEMPERADOS

n/d

O evento “Dia do Arroz”, promovido pela Syngenta e organizado em parceria com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e a Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz), aconteceu na manhã desta terça-feira (13) na Casa Destemperados, em Porto Alegre.

O encontro contou com a participação de representantes ligados à cultura do arroz e também com a presença do chef Marcio Avila, que preparou receitas com arroz: nachos de arroz, polenta de arroz preto, pão de arroz preto, smash de arroz branco e arancini de arroz doce com doce de leite. Os pratos elaborados foram servidos ao meio-dia para degustação do público.

No painel estiveram, a representante de assuntos corporativos da Syngenta, Laila Pinheiro; o produtor de Agudo Jair Buske; o presidente da Federarroz, Henrique Dornelles; o presidente do Irga, Guinter Frantz; o presidente da Cooperativa de Palmares, Airton Fonseca de Azevedo; e a nutricionista do Irga, Carolina Pitta.

Frantz classificou toda a pesquisa realizada pelo instituto como indispensável e destacou a importância e o esforço do Irga para que essa tecnologia chegue ao campo e ao produtor de forma adequada, gerando maior produtividade e renda para os orizicultores.

“Temos que pensar na cadeia do arroz como um todo (produtor, indústria e consumidor). É importante o uso adequado dos insumos pelos produtores, Os profissionais do Irga estão ao lado do orizicultor para orientar e auxiliar da melhor forma possível”, frisa Guinter Frantz.

A nutricionista da autarquia falou sobre os benefícios do consumo de arroz para a saúde do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz). Destacando a importância do cereal na alimentação da população e que a falta de informação é um obstáculo. “É mito que o arroz faz engordar”, ressalta Carolina.

Nos últimos 20 anos o consumo de arroz caiu no Brasil e em contrapartida o sobrepeso tem aumentado na sociedade. Atualmente, mais da metade das pessoas estão acima do peso no país. A má alimentação é um dos fatores.

O arroz é hipoalergênico, podendo ser consumido desde a infância. É rico em energia. O carboidrato é o principal nutriente que fornece energia para as células do corpo.

 “O arroz, junto com o feijão, é fonte de proteína de alto valor biológico para pessoas que não comem carne, por exemplo, e precisam dos nutrientes e aminoácidos essenciais para o dia a dia”, salienta Carolina.

Para a coordenadora do Provarroz, Camila Pilownic Couto, eventos como este são importantes, pois são uma forma de reconhecimento do programa. "Demonstra que os objetivos estão sendo alcançados. O Irga ficou lisonjeado com o convite feito pela Syngenta para participar", conclui Camila.

 

Fonte: Irga

FALE CONOSCO


Desenvolvimento PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web em Pelotas, RS