14 A 16 DE MAIO - PELOTAS RS

CONAB FARÁ LEVANTAMENTO DO CUSTO DE PRODUÇÃO DE ARROZ NO RS

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará no Rio Grande do Sul um levantamento dos custos de produção do arroz. Segundo a Federação da Agricultura do Estado (Farsul), que questiona a metodologia usada no cálculo do preço mínimo de garantia do cereal, a realização do levantamento foi decidida nesta quarta-feira, 16, em reunião no Ministério da Agricultura com a presença de representantes da entidade e também da Federarroz e do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga). "Os dados são fundamentais para a composição do preço mínimo e a última pesquisa havia sido feita há quatro anos, o que a torna extremamente defasada", disse em nota.

O economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, disse no encontro que o produtor brasileiro é prejudicado por políticas do Mercosul. "A importação de produtos que utilizam insumos não autorizados no Brasil e a alta taxação dos agroquímicos acabam por encarecer e tirar a competitividade da produção agrícola nacional", destacou a entidade. "O governo está procurando os obstáculos existentes para corrigi-los", comenta Antônio da Luz. 

As perdas geradas pelas chuvas do início do ano também foram discutidas. "Precisamos que o próprio produtor nos diga o tamanho da sua perda. Para isso, ele precisa ter condições de andar pela sua propriedade e calcular o prejuízo, o que imaginamos que possa acontecer na próxima semana", explica Luz. 

Fonte: https://www.castrolanda.coop.br/noticia/conab-fara-levantamento-do-custo-de-producao-de-arroz-no-rs-27201

FALE CONOSCO


Desenvolvimento PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web em Pelotas, RS