NOVA DATA 14 A 16 DE MAIO 2021 - PELOTAS RS

15/05 - PAINEL DO PORTO DE RIO GRANDE DISCUTIU O IMPACTO DOS CUSTOS LOGÍSTICOS NA EXPORTAÇÃO DO ARROZ GAÚCHO

n/d

No segundo dia de feira o público pode assistir o painel intitulado “O impacto dos custos logísticos na exportação do arroz gaúcho”, que aconteceu no palco 1 do Auditório Principal, promovido pelo Porto do Rio Grande.  O painel foi marcado por um debate que contou com a mediação do idealizador da feira, e Superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, e dos debatedores, Arthur Rocha Baptista – Coordenador do APL Naval de Energia; Rene Wlach – Tecon; Leonardo Vanzin – Vanzin Despachos e José Furtado Júnior – Diretor da Tranships.

Os participantes discutiram temas relacionados ao custo direto das exportações, especificamente feitas do Porto de Rio Grande. Tópicos como a estrutura portuária, dragagem (permanente) e pedágio fizeram parte da conversa. O advogado especialista em feiras comerciais, Arthur Baptista, trouxe dois pontos à mesa de conversa, a Tarifa de Escaneamento e a Taxa de Movimentação no Terminal (Terminal Handlig Charge – TCH). “As tarifas abordadas durante o debate,  THC e a Tarifa de Escaneamento são as com mais evidencia para se fazer uma revisão para o futuro. É evidente que a Tarifa de Escaneamento tem relevância no custo final, mas é preciso rever até que ponto ela é devida”, resalta Arthur.

A conversa seguiu com Rene Wlash que fez um breve apanhado sobre a história do Porto de Rio Grande e da Tecon Rio Grande. Além disso, falou sobre a ANTAG, Agencia Nacional de Transportes Aquaviários e suas resoluções. De acordo com o representante da Tecon, a ANTAQ é um mercado onde o usuário tem uma agencia reguladora para procurar ajuda e segurança no transporte de cargas. Os participantes explicaram o que deve-se fazer em caso de perda e atrasos de carga.

Para finalizar, Leonardo Vanzin foi parabenizado pela inauguração do novo terminal da Vanzin. Em seguida foi aberto espaço para perguntas do público.

FALE CONOSCO