NOVA DATA 14 A 16 DE MAIO 2021 - PELOTAS RS

CÂMARA SETORIAL DO ARROZ SE REÚNE EM BRASÍLIA

n/dNesta quinta-feira, dia 24 de novembro, foi realizada em Brasília (DF) mais uma reunião da Câmara Setorial do Arroz. Na ocasião, foi apresentada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) uma apresentação da perspectiva de safra de arroz no Brasil. O segundo levantamento de grãos do órgão, apresentado neste mês de novembro, a produção deve variar entre 11,49 e 12,08 milhões de toneladas em uma área entre 1,98 e 2,09 milhões de hectares.

Entre outras pautas, foi feito também um relato sobre a situação do plantio no Rio Grande do Sul pelo diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Tiago Barata, além de apresentações feitas por parte da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura sobre os acordos comerciais que estão sendo construídos pelo governo para o arroz. As dificuldades em logística de exportações também foram tema da reunião, assim como a apresentação da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) sobre a questão do crédito rural na safra 2016/2017.

A Câmara, presidida pelo representante da Federarroz, Daire Coutinho, aprovou moções para o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, solicitando ação política em relação à liberação dos acordos comerciais com Peru, México, Colômbia e China e que também atue junto a Secretaria dos Portos no sentido de liberar o pátio do Porto de Rio Grande para remontagem da esteira da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) e a liberação do atraque de dois navios de grãos de forma simultânea. Ao secretário de Política Agrícola, Neri Geller, foi feita moção apoiando o pedido de recursos para pré-custeio e FEPM e FGPP, além de apoio à solicitação do Irga de liberação de produto destinado ao controle do caramujo.

Fonte: Imprensa Federarroz

FALE CONOSCO