NOVA DATA 14 A 16 DE MAIO 2021 - PELOTAS RS

EMBRAPA PARTICIPA ATIVAMENTE DO FÓRUM INTERNACIONAL

n/dO chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, participou desde o primeiro dia de Expoarroz 2015, junto as discussões programadas pelo Fórum Internacional. No painel Os Caminhos para Competitividade na Cadeia Produtiva de Arroz, Pillon apontou três aspectos a serem considerados: o desafio de trabalhar o conceito de eficiência dentro dos sistemas produtivos: eficiência do uso da água, uso de nutrientes, e uso racional de agrotóxicos e a eficiência do uso da energia, através do uso racional de combustíveis fósseis que são soluções racionais para produção; o desafio de diversificação da matriz produtiva, onde o orizicultor se deu conta não só da geração de renda, mas também do contexto técnico onde é possível o uso da rotação de culturas, como é o caso da soja no RS, e por poder jogar com o mercado e aproveitar os melhores momentos de uma cultura e de outra, sendo possível ampliar e qualificar sua geração de renda; e o terceiro, a exigência da sociedade em apresentar um produto de qualidade que respeite as condições ambientais e sociais e garanta ao consumidor um produto com segurança, em termos de inocuidade.

Clenio Pillon destacou o trabalho da Embrapa na condução do programa de Produção Integrada do Arroz, que se utiliza de um conjunto de boas práticas agrícolas e que está aguardando a finalização e o reconhecimento pelo MAPA. “Este conjunto de normas irá ajudar o produtor na produção de alimento seguro e a toda a cadeia produtiva, pois essas normas darão condições de competitividade no mercado externo, o qual é bastante exigente”, considerou.

O pesquisador e integrante da equipe de pesquisa em arroz irrigado, Ariano Martins de Magalhães Júnior falou da importância da organização do Forum Internacional. “Tivemos seis paineis durante a Exposição, onde os palestrantes, debatedores e moderadores enriqueceram as discussões propostas para esta edição”, falou.

Os temas abordados como gestão de propriedade, assuntos de colheita e pós-colheita, de rotação de culturas como a soja e balança comercial entre outros foram escolhidos entre as instituições envolvidas na organização da Exposição, priorizando temas que estão em destaque e que são emergentes para o setor, além de atrativos para os participantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa Embrapa

FALE CONOSCO